Com solução em geomarketing, startup de Maringá cresceu dez vezes no último ano

Destaque Tecnologia Tecnologia por Rafael Matia Teles

Uma startup de Maringá, no Paraná, desenvolveu uma plataforma que ajuda empresas a encontrar oportunidades de mercado com base em informações sobre localização. Onde abrir novas unidades, onde focar esforços comerciais, para onde expandir, onde estão e quem são potenciais clientes em determinadas localidades são algumas das decisões que podem ser tomadas a partir de dados fornecidos pela empresa.

O negócio foi fundado a partir do desejo de Mateus Felini, mestre na área de Geografia, de construir uma empresa de tecnologia. As vendas começaram em 2019, mas a decolagem da plataforma começou em julho de 2020, com o lançamento de uma nova versão. “Multiplicamos de tamanho. Considerando os últimos 12 meses, crescemos 10 vezes”, conta Felini, CEO da startup Siga, que hoje conta com dois sócios e 11 pessoas na equipe.

Através da plataforma, os clientes conseguem observar a distribuição dos pontos de venda próprios e dos concorrentes, entender o perfil das cidades e verificar áreas de maior concentração e destaque conforme o ramo de atuação. Além disso, é possível descobrir as características predominantes na população que vive no entorno dos pontos mapeados e fazer filtragem com base no público-alvo. Há também a possibilidade de analisar a base de CNPJs do Brasil com dados socioeconômicos e encontrar empresas com potencial para fazer negócios.

Mateus Felini, CEO da Siga. Foto: Divulgação

Para oferecer a solução, a startup usa inteligência geográfica, segue pesquisas de experiência do usuário e conceitos da cartografia temática, criando interfaces para atender demandas de empresas de portes diversos, de forma rápida e intuitiva.

“Obtivemos cases cada vez mais relevantes, e as próprias indicações de um cliente para o outro geraram contratos maiores. Contamos com o apoio em um programa de aceleração, onde conseguimos melhorar o produto e conquistamos clientes importantes”, diz Felini.

A startup foi acelerada pela Evoa, aceleradora de Maringá que conta com a parceria do Sebrae/PR. Felini diz que recebeu suporte a partir de consultorias, mentorias e outras atividades oferecidas no programa de aceleração.

“A experiência com a Evoa e Sebrae foi muito importante para alcançarmos os resultados que estamos conquistando. Estamos recebendo uma rodada de investimento e temos intenção de crescer mais cinco vezes até o final de 2021”, projeta.

Startup Top 10

A Siga é uma das Startups Top 10, ação do Sebrae/PR que de acompanhamento e apoio ao longo do ano aos negócios considerados promissores no Paraná. Os participantes recebem mentorias, consultorias e serviços customizados para desenhar uma curva de crescimento para a empresa.

O consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, destaca que a área de atuação da startup está alinhada ao objetivo do Sebrae/PR de fomentar a inovação aberta – quando existe colaboração entre empresas, indivíduos, órgãos públicos e outros atores na criação de produtos e serviços.

“Fomentamos conexões. Os grandes negócios precisam se reinventar e encontram nas startups de tecnologia oportunidade de serem mais competitivas. Aí entra a Siga, permitindo que as empresas sejam mais inteligentes e trazendo ganhos para o mercado como um todo”, diz o consultor.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *